segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Alison ganha nova função no Santos e se reinventa sob comando de Sampaoli

A estreia do Santos no Campeonato Paulista pode ter sido um recomeço para o volante Alison no clube. Com a chegada do técnico Jorge Sampaoli, o camisa 5 do Peixe ganhou uma nova função dentro de campo e deve se tornar fundamental para o esquema do argentino.
Formado nas categorias do Santos, Alison sempre atuou como primeiro volante e teve um estilo de jogo de muita pegada – o que, muitas vezes, lhe rendeu cartões amarelos e vermelhos.
No ano passado, por exemplo, o volante foi o atleta do Peixe que mais levou cartões amarelos (22) e era difícil vê-lo participar das saídas de jogo e arriscar longos lançamentos, o que mudou consideravelmente com Sampaoli, que prioriza a posse de bola.
A vitória do Santos sobre a Ferroviária, por 1 a 0, no sábado, na Vila Belmiro, mostrou que Alison ganhou uma nova função sob comando do novo treinador.
Apesar de também ter levado um cartão amarelo na partida, Alison correu bastante e alternou funções entre volante e terceiro zagueiro. Quando recuava, ele dava liberdade para que os laterais Victor Ferraz e Orinho subissem e atuassem como alas no campo de ataque.
– Tentamos tudo com a posse, defender com a bola, tendo mais posse. Nossa meta não sofreu sustos. Defender com a bola nos faz ultradefensivo tendo a bola. Quando atacamos, a dúvida consigo mesmo tem a ver com a profundidade do ataque – disse Sampaoli.
Na sexta-feira, Jorge Sampaoli admitiu a possibilidade de montar o Santos com três zagueiros durante a temporada. Na partida de sábado, o treinador deixou claro que a liberdade dos laterais depende de mais um atleta na defesa. Alison pode ser este homem.
Assim, o volante do Peixe amplia a concorrência com os outros zagueiros do clube, que ainda conta com o recém-contratado Felipe Aguilar, que ainda não foi apresentado.
Além da mudança tática, Alison também demonstrou uma melhora nos passes e lançamentos em relação ao ano passado. Nas duas partidas que fez no ano, o camisa 5 se arriscou mais nestes fundamentos e apresentou uma clara evolução.
Vale ressaltar que Sampaoli realizou treinamentos táticos em dois períodos em quase todos os dias da semana. Todas as atividades foram fechadas à imprensa, mas a melhora de Alison dentro de campo justifica tanto trabalho no CT Rei Pelé.
Com Informações do Globo Esporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Central é eficiente, goleia o Coruripe e vence a primeira na Série D.

Central 4 x 0 Coruripe (Foto: Wellyngton Pereira - Ascom/AACoruripe)   Apesar de toda a pressão pela greve que antecedeu o jogo, o Central t...